Projeto de Intervenção Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão

Sabemos que igrejas e edifícios históricos passam por restauro e renovações ao longo de sua existência, contudo, muitas vezes por falta de conhecimento técnico, de consciência conservativa, ou até mesmo falta de um aprofundamento do seu histórico, as decisões acabam comprometendo a vida útil de determinados elementos.

A atual condição das esquadrias externas da igreja revela a presença de camadas de tinta à óleo, interpretação equivocada de sua originalidade e em completo desacordo com o padrão estético e identidade visual dos demais elementos da igreja. A análise histórica e comparativa sugere que os elementos atualmente pintados eram originalmente envernizados, sendo a aplicação da tinta à óleo uma execução posterior.

Esse entendimento é reforçado por fotografias antigas que demonstram que as esquadrias tinham uma tonalidade significativamente mais escura do que a cor presente, corroborando a possibilidade de sua face interna estar preservada em sua coloração original. Com base nesse indício, é proposto o enfoque na remoção das camadas de tinta à óleo, visando preservar a identidade e memória desses elementos arquitetônicos de destaque.

A aplicação de verniz na imbuia natural apresenta vantagens em comparação à tinta à óleo, dentre as quais: realça a beleza natural da madeira; protege contra a umidade; apresenta maior durabilidade em relação à tinta à óleo, já que mantém sua integridade por mais tempo e torna assim a manutenção menos trabalhosa; proporciona um toque natural, já que mesmo após sua aplicação é sentida a textura da madeira, enquanto com a tinta à óleo cria uma superfície menos tátil.

A troca dos patamares se faz necessária por conta dos indícios de rebatimento da água da chuva nas portas, o que coloca em risco a integridade das portas, e do acúmulo de água sobre estes patamares – este fenômeno provoca poças d’água, motivo das marcas de ferrugens, e escoamento de água para o interior da igreja. Com a substituição para grade de piso espera-se solucionar estes problemas.

A proposta de intervenção na igreja visa revitalizar essas esquadrias valiosas, por meio da identificação e tratamento das patologias e danos presentes nas portas e nas janelas da torre. O processo de remoção da tinta à óleo permitirá resgatar a madeira imbuia original, assim como na Catedral Basílica de Curitiba.

Essas ações de restauração não apenas respeitam a história arquitetônica, mas também salvaguardam a autenticidade e a estética da igreja, contribuindo para a preservação desses marcos culturais para as futuras gerações.

“A ação de restauro (...) não se deverá colocar como secreta e quase fora do tempo, mas deverá ser pontuada como evento histórico tal como é, pelo fato de ser ato humano e de se inserir no processo de transmissão da obra de arte para o futuro”. (BRANDI, 2004, p. 61)

Em síntese, a justificativa para a substituição das janelas na Casa Paroquial se baseia na imprescindível busca por segurança, acessibilidade e integridade estética desse espaço histórico. As danificadas janelas venezianas, as quais não são mais as originais, ameaçam a segurança dos padres e da estrutura. A substituição por novas em imbuia nos mesmos padrões restaurará a funcionalidade, fortalecerá a segurança e trará novamente a originalidade perdida ao longo do tempo.

A adaptação das janelas do pavimento superior guilhotina tornam-nas acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a uniformização mantém a coesão estilística. A troca das janelas do pavimento térreo por modelos originais com caixilhos renovados demonstra cuidado pela qualidade e longevidade. A escolha do acabamento em verniz recupera a identidade visual e histórica da edificação, ressalta a beleza da madeira e a protege de forma mais duradoura do que a tinta à óleo, minimizando manutenções complexas.

Todas as esquadrias terão o mesmo acabamento garantindo a uniformidade estética dos materiais tanto na Casa Paroquial quanto na Igreja. A análise das esquadrias externas da Igreja mostra a alteração das mesmas de envernizadas para pintadas com tinta à óleo, sendo a remoção desta última uma proposta sensata para preservar sua memória. A aplicação de verniz na madeira imbuia realça sua beleza, protege contra a umidade e requer manutenção menos frequente do que a tinta à óleo.

O projeto de intervenção na Igreja segue o mesmo zelo pela restauração, com identificação e tratamento das patologias. As ações preconizadas não apenas respeitam a história, mas garantem a autenticidade da edificação para as gerações vindouras.

 “O que se exige e se deve continuar a exigir é que se respeite, por toda a parte, o patrimônio herdado e se assegure a sua preservação, garantindo o máximo possível sua integridade, sua identidade com o ambiente, sua forma e sua aparência. Essa é uma exigência clara e inequívoca, da qual não importa saber quem representa e aquele que precisar dela ser lembrado não é digno de honra”. (DVORÁK, 2008, p. 106)

Ao refletir sobre os elementos que permearam a trajetória desde os predecessores do projeto até a atualidade, com destaque para a notável dedicação da Congregação dos Oblatos de São José, bem como sua integração harmoniosa no contexto da formação do Bairro Portão, percebe-se que uma abordagem respaldada com um olhar crítico, criativo, sensível e atualizado pode desempenhar um papel crucial. Ao empreender intervenções embasadas nessas qualidades, podemos vislumbrar a garantia da preservação do estado de contemplação que torna este espaço especial, assegurando também a continuidade do seu poder de encantar, que ao longo do tempo se mantém como um elo na memória das pessoas. Nesse sentido, é por meio dessa união entre respeito às origens e a aplicação de perspectivas inovadoras que cultivamos a promessa de um futuro onde esse legado perdurará, enriquecendo a vivência e a apreciação das gerações vindouras.

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